Mitos e receios podem fazer da primeira consulta ginecológica uma incógnita, gerando dúvidas na cabeça de mães e responsáveis, que têm sob seus cuidados meninas na infância ou na adolescência.
Mas qual o papel do ginecologista? Ele é o médico que cuida de problemas relacionados à saúde feminina, do nascimento à senilidade. Além disso, é o profissional capacitado para orientar e sanar as dúvidas que surgem nas diversas fases da vida da mulher.
Então, qual a melhor idade para a primeira consulta? Devo agendar uma consulta para a menina assim que ela menstrua? Para desmistificarmos esse assunto vou citar 10 pontos que podem motivar as famílias a procurarem um profissional. Se realizada de forma adequada, essa consulta inicial poderá trazer benefícios para a menina por toda a vida:

1. CRIAÇÃO DE VÍNCULOS DE AFETO:

Uma boa consulta e um diálogo aberto e descontraído podem auxiliar na criação ou reforço do vínculo de confiança entre a menina e a mãe ou o adulto responsável por ela. É importante que a criança ou adolescente venha acompanhada de uma pessoa com quem tenha uma ligação de afeto e que possa ajudá-la a passar informações sobre seu histórico. O presença de um acompanhante durante a consulta, ou parte dela, vai depender da idade, desejo e necessidade da menina.

2. BUSCA DE UMA FONTE DE INFORMAÇÃO CONFIÁVEL:

Muitas são as dúvidas que surgem quando a menina está passando da infância para a idade adulta. Inúmeras informações, por vezes erradas, estão disponíveis nas redes sociais. Nada melhor do que um profissional para responder de forma consistente a essas perguntas.

3. PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇAS GINECOLÓGICAS DA INFÂNCIA E PUBERDADE:

Queixas como desconforto pélvico, corrimento, prurido vulvar, sangramento, alterações no desenvolvimento puberal, entre outras, podem requerer avaliação profissional para orientações e tratamento, quando necessário.

4. ORIENTAÇÕES SOBRE HIGIENE ÍNTIMA:

Orientações sobre a higiene e cuidados com o corpo podem prevenir doenças e desconfortos, como corrimentos e ardência vulvar ou vaginal.

5. ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO PUBERAL:

Minha menininha está crescendo. Mas será que seu desenvolvimento está dentro do normal? Não é muito cedo para o crescimento de mamas e pêlos pubianos? Será que ela não vai ficar muito baixinha? Essas são algumas das dúvidas que afligem muitas famílias. Uma boa conversa e um acompanhamento adequado trarão benefícios nessa fase de angústias e incertezas.

6. PREVENÇÃO DE DOENÇAS NA VIDA ADULTA:

Você sabia que existe uma vacina que ajuda a prevenir o câncer de colo de útero? Sim, existe. Além disso, ela é gratuita para meninas de 9 a 14 anos, devendo ser realizada preferencialmente nessa idade. Outras doenças como diabetes, síndrome metabólica e hipertensão podem ser prevenidas quando os riscos são identificados precocemente.

7. CRIAR CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DO AUTO CUIDADO:

O exame físico ginecológico, realizado logo após ou antes mesmo da primeira menstruação, é importante para que a menina conheça seu corpo e saiba reconhecer quando algo está errado. Orientações sobre dieta, necessidade de realizar atividade física e higiene adequada podem fazer parte dessa conversa, que deve ser informal e realizada respeitando-se os limites e necessidades de cada criança.

8. PREVENÇÃO DE ABUSOS:

A sexualidade é um dos temas por vezes abordado pelo ginecologista. Quando realizadas por profissional habilitado, orientações sobre sexualidade, individualidade e prevenção de abusos é crucial para a proteção sexual e emocional da criança e da adolescente.

9. CRIAR UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA COM O PROFISSIONAL:

Quebrar tabus sobre a real finalidade da consulta ginecológica, conhecer o consultório, criar vínculo com um profissional e entender que a consulta não é nenhum “bicho de sete cabeças”, fará com que a menina esteja mais a vontade para procurar auxílio médico quando julgar necessário.

10. PREVENIR DSTS E GRAVIDEZ PRECOCE:

Muitas famílias acabam adiando a primeira consulta ginecológica por pensar que, com isso, estarão incentivando o inicio da vida sexual precoce. Grande engano. Visitar um ginecologista no inicio do desenvolvimento puberal pode diminuir o risco de a menina contrair doenças sexualmente transmissíveis e engravidar na adolescência, além de prepará-la para uma vida adulta saudável e consciente. Lembre-se, a menina iniciará sua vida sexual quando julgar que está preparada para tal. Melhor que ela esteja devidamente protegida e orientada quando isso acontecer.

Procure um profissional com experiência na área de
ginecologia da infância e adolescência e faça uma avaliação, sua menina irá te agradecer no futuro.

Dra Aline Matos
Ginecologista e Obstetra
Crescere Pediatria Integrada – (41) 3503-9126